Imagens da escola

Quando o time de marketing pensa em postar alguma imagem da escola, muitas são as escolhas possíveis: salas de aula repletas de alunos; espaços amplos, com jovens sorrindo e crianças brincando; recursos tecnológicos; ambientes higienizados; secretaria receptiva. Todas essas escolhas são ótimas e cumprem a função de impactar os que acessam essas imagens...

CONTINUE LENDO...

Muito além da fachada

Todo início de ano é a mesma coisa: os alunos ficam excitados com a organização do novo material escolar, com cadernos ornamentados com os personagens de filmes e séries do momento, com novos tipos de lápis e canetas e um arsenal de novidades que saem das prateleiras das papelarias diretamente para as mochilas (muitas vezes, também novas) de crianças, adolescentes e jovens. Logo nas primeiras aulas, todos eles, independentemente da faixa etária, descobrirão...

CONTINUE LENDO...

Redes sociais

As redes sociais se transformaram em ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento do marketing escolar. Não é possível competir com o alcance que elas são capazes de atingir, nem tampouco com a velocidade de propagação da informação. Um aluno foi bem colocado em uma olimpíada de matemática? Pode ser conveniente preparar um cartaz, uma faixa com homenagem, um anúncio em algum veículo local. Mas recorrer às redes sociais é mais ágil...

CONTINUE LENDO...

Marketing com localizador

Como sabemos, o marketing está presente no cotidiano de todas as escolas, mas isso não quer dizer que ele tenha que ser sempre igual, sempre o mesmo. ‍Afinal, embora todas as escolas tenham a mesma função de educar, formar e preparar para a vida, o fato é que cada uma tem suas particularidades. E não se trata apenas de reconhecer que existem várias estratégias...

CONTINUE LENDO...

Relação de 360º

Uma escola tem sempre muitos cantos, como aqueles que definem as salas retangulares ou quadradas. Também tem muitas arestas, como aquelas das formas angulares das mesas. Mas as relações que se estabelecem entre as pessoas que compõem o time da escola não podem ter cantos nem arestas. Devem ocorrer em 360º graus, isto é, voltadas para todos os lados e envolvendo todo o mundo.

CONTINUE LENDO...

Diálogo também é marketing

A escola é ponto de encontro de alunos. ‍É mais do que um espaço de aprendizado, de difusão do conhecimento adquirido pela humanidade ao longo dos séculos; é um espaço de troca de ideias, de convívio entre variadas formas de pensar e de ver o mundo, de bagagens culturais diversificadas....

CONTINUE LENDO...

Marketing nos mínimos detalhes

Quando começa o ano letivo? Não é uma pergunta tão difícil de responder; basta uma consulta rápida no calendário ou no cronograma da escola. E para o marketing escolar, quando esse ano começa? Também não parece difícil encontrar essa resposta: quando chega a temporada de matrículas. De fato, esse é um momento...

CONTINUE LENDO...

Marketing e gestão escolar

O centro de uma escola é a sala de aula. Mas isso não quer dizer que a sala de aula seja o único espaço da escola. Secretaria, sala de professores, áreas de convivência, corredores, portaria, quadras, laboratórios, estacionamento...

CONTINUE LENDO...

A voz do professor

Imaginem essa situação: uma sala de aula, com o professor sentado em sua mesa, folheando um livro, enquanto os alunos, diante dele, copiam silenciosamente a lição. Ou ainda: o professor permanece sentado, mas falante, enquanto os alunos se mantêm calados, talvez atentos. Provavelmente, qualquer ruído que interrompa esse quadro será cortado com um pedido...

CONTINUE LENDO...

A aula é a alma do negócio

Quando se fala em marketing, uma frase vem sempre à mente: a propaganda é a alma do negócio. Todos aceitam essa afirmação, ela se transformou em um lugar comum, em uma verdade consensual. No entanto, há algo de problemático nessa afirmação. Ela sugere que qualquer produto pode ser imposto às pessoas....

CONTINUE LENDO...

Impulsione sua escola com os serviços da Emme!